Em cada ramo de atividade, existem certas palavras que aqueles que não atuam no mesmo não tem total compreensão com a radiodifusão não poderia ser diferente, embora devido a grande influência do rádio em todo o mundo, muitos dos termos acabem por se tornar conhecidos ao público geral. Veja abaixo alguns dos termos utilizados no dia a dia dos profissionais de rádio, é claro que faltam muitos outros, por isto estamos continuamente a melhorar esta página, veja no final dela como você pode nos ajudar a torna-la cada vez melhor.
Audiência – Percentagem de pessoas que ouvem uma determinada rádio.
Canais (FM) – Identifica a rádio junto a Anatel. Vai de 201 até 300, equivalente as freqüências de 88.1 e 107.9, respectivamente. As frequências ímpares a cada intervalo de 0.2mhz equivale a um canal.
Comercial – Spot, Jingle, Anúncio.
Delay – Termo técnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletrônicos, geralmente o atraso de som nas transmissões via satélite ou via internet.
Distorção – Saturação, alteração do som original de forma que se torna desagradável ao ouvinte.
Efeitos – Sons que se introduzem geralmente nas sonorizações para “sublinhar” determinado som ou para causar impacto na atenção do ouvinte.
FM Comunitária – Conhecido também como RADCOM, é o serviço de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada, operada em baixa potência e com cobertura restrita, outorgado a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço. Conheça a legislação a respeito.
Freqüência Modulada (FM) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera na faixa de 87,8 MHz a 108 MHz, com modulação em freqüência.
Jingle – É uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa. É geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada.
Licença – Procedimento posterior à outorga, que envolve aspectos técnicos e administrativos, para que a operação da emissora possa ser iniciada. Logo, é possível uma emissora estar outorgada mas ainda não possuir licença para operar.
Locutor – Animador, Apresentador.
Onda Curta (OC) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 5.950 kHz a 6.200 kHz, 9.500 kHz a 9.775 kHz, 11.700 kHz a 11.975 kHz, 15.100 kHz a 15.450 kHz, 17.700 kHz a 17.900 kHz, 21.450 kHz a 21.750 kHz e 25.600 kHz a 26.100 kHz, com modulação em amplitude.
Onda Média (OM) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 525 KHz. a 1.605 KHz e 1.605 KHz a 1.705 KHz, com modulação em amplitude.
Onda Tropical (OT) – É a modalidade de serviço de radiodifusão que opera nas faixas de 2.300 kHz a 2.495 kHz, 3.200 kHz a 3.400 kHz, 4.750 kHz a 4.995 kHz e 5.005 kHz a 5.060 kHz, com modulação em amplitude.
Outorga – Ato pelo qual a concessão do canal é efetivada à entidade que venceu a licitação e pagou por ele, no caso de emissora comercial. Ou a concessão é efetivada a uma entidade educativa, sem pagamento, no caso de emissoras educativas. A concessão tem tempo limitado (xx anos), podendo ser renovada ou cassada.
Ouvinte – Todos os que escutam a rádio, eles são a razão de ser da rádio.
Propaganda -É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.
Spot – É um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.
Streaming – Streaming é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimédia através da Internet. No caso das rádios é o serviço ou tecnologia para a transmissão das rádios através da internet.
Vinheta – Filme, som ou texto geralmente curtos que identificam uma emissora de rádio, TV. São em geral vinculados entre intervalos de programas, no início ou fim deles.
Fontes: Wikipédia, Dicionário de Rádio, Apaixonados por rádios.
Você tem outra sugestão de palavras que deveriam ser citadas nesta página? Compartilhe conosco através dos comentários abaixo ou entre em contato conosco através de nossa página de contatos.